quinta-feira, agosto 02, 2012

O correio no Torrão - uma história de encantar II

Mais uma machadada vai ser brevemente dada, no que ao correio diz respeito, à freguesia do Torrão e em particular à vila do Torrão.
É já a partir do próximo dia 13 de Agosto que novas alterações na distribuição de correio e alteração do giro irão ser postas em prática.
As alterações, que irão prejudicar essencialmente a vila do Torrão, implicarão que a distribuição postal no Torrão será feita alternadamente onde apenas metade da vila terá direito a distribuição de correio normal num dia e a outra metade noutro sendo que apenas o correio azul, correio registado e EMS (Express Mail Service) virão na sua totalidade.
Informações recolhidas junto de fontes bem colocadas dão conta de que o carteiro que faz a distribuição no Torrão começará agora, em primeiro lugar, a fazer - pasme-se - a Foz, em Alcácer do Sal e a Barrosinha e só depois é que virá para o Torrão. Tal medida irá implicar que o correio nos apartados do Torrão também irá sofrer atrasos. Já relativamente às aldeias da freguesia - S. Romão do Sado, Rio de Moinhos do Sado, Casa Branca do Sado e Mil Brejos Batão - todas elas terão que ter a distribuição diária feita na sua totalidade. A sacrificada será mesmo a vila do Torrão e sede de Freguesia (!!!) que verá a distribuição de correio normal ser intercalada, com o carteiro a ter que distribuir o correio normal de apenas metade da vila num dia e a outra metade no outro.
A problemática dos correios já tinha sido aqui abordada e algumas destas consequências já tinham sido premonitoriamente anunciadas mas agora já é mesmo oficial. A análise então feita revelou-se correcta - dizem que é só «parvoíces» o que aqui se publica, não é?. É parvoíce não é? Então aguardem. Feliz ou infelizmente, o tempo dá-nos sempre razão. O resto é conversa e contra-informação para tentar enganar o «pagode» e tentar, em vão, desacreditar o Pedra no Chinelo e o seu autor.
E se antes não vinha o correio na totalidade porque não havia tempo, embora as instruções fossem para trazer tudo, agora é mesmo só para trazer metade.
Mais uma derrota, um revez para o Torrão enquanto freguesia e enquanto vila. Resta saber qual a posição oficial do governo local e que medidas e/ou propostas irá fazer se não para reverter, ao menos para atenuar o impacto negativo que tal medida acarreta e que se traduz num sacrificio para a sede da freguesia em deterimento das outras povoações da mesma freguesia e, enfim, de todos os intervenientes nesta embrulhada.
Ficam aqui alguns versos que eu fiz então e que caricaturavam a situação:

A história que eu vou contar
muito tem para ensinar.
É sobre o nosso correio
e a todos vai encantar.

Veio sempre pró Torrão
toda a nossa correspondência
até que veio um cabrão
cagar a sua sentença.

A Alcácer vai parar
o correio do Torrão,
da Casa Branca, S. Romão,
Rio de Moinhos e Batão.

(...)

Para às aldeias ter tempo
de ir fazer a distribuição
não distribui em todo o lado
faz só metade do Torrão.

(...)

Está tudo sempre atrasado,
correio para as aldeias só à noite.
E querem outra verdade?
Pró Torrão só vem metade!

E agora em Alcácer do Sal
correio do Torrão é aos «moitões».
É facturas e pensões;
é só tratarem-nos mal.

Vejam lá esta desgraça que nos foi acontecer (...)

Não foi por falta de aviso!!!

Sem comentários: