quinta-feira, abril 19, 2012

Agrupamento de Escolas do Torrão na iminência de ser extinto - Câmara Municipal apadrinha extinção?!

Chegou-nos às nossas mãos este ofício, o qual queremos partilhar com todos os torranenses pois estes têm o direito à informação e isto é do seu interesse.
Segundo consta no ofício, e em conversas paralelas, o actual Agrupamento de Escolas do Torrão deverá ser extinto e as escolas do Torrão agregadas às de Alcácer resultando daí algo com o pomposo nome de Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcácer do Sal. Circula ainda que parte dos funcionários serão forçados a ir trabalhar para as escolas de Alcácer por, segundo dizem, aí haver falta de funcionários.
De acordo com o ofício, decorreu uma reunião preparatória (o «toque de finados»), no passado dia 20 de Março, na Câmara Municipal de Alcácer do Sal, a qual contou com a presença dos senhores directores dos agrupamentos e da escola secundária desse concelho embora o ofício não seja explicito quanto à participação da Senhora Vereadora da Educação.
Atente-se nas seguintes passagens:
(...) parecer sobre a proposta de criação de um novo agrupamento de escolas na área do concelho de Alcácer do Sal, resultante da agregação, a partir do próximo ano lectivo, dos actuais Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal com o Agrupamento de Escolas do Torrão (...).
(...) o novo agrupamento de escolas a entrar em funções (...) deverá ser nomeado Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcácer do Sal, tendo a sua sede na actual Escola Básica do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de Alcácer do Sal, (...) abrangendo a totalidade dos polos escolares dos actuais Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal e Agrupamento de Escolas do Torrão, unidades orgânicas que, com o início de funções desta nova unidade, serão extintas.

Posto isto, e tendo em conta que todos os envolvidos sabem do assunto, estranha-se o silêncio ensurdecedor de Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Junta de Freguesia do Torrão, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Torrão.
- Porque não tomam posição?
- Se tomaram, qual foi?
- Porque a não tornam pública?
- Porque é que os torraneses ainda não foram informados?
- Porquê de tanto silêncio? Medo? Conivência?
- Quais a reais implicações que tal medida acarreta?
- Quais as medidas políticas levadas a cabo por Câmara e Junta?

E muitas outras questões podem ser feitas.
Mas que não haja ilusões meus caros e é bom que todos os torraneses tenham consciência disto: Está em marcha um plano de liquidação do sistema de ensino público na vila do Torrão.
Como é apanágio da ratice xico-espertista que impera em Portugal, o plano será faseado para não enfurecer o povo. Porque medo eles têm, não têm é vergonha. Ou pensam que isto se limita a uma mera fusão directiva? É que se assim pensam, lamento dizer mas, são ingénuos ou tolos ou ambos.
Com base no que se tem visto por aí em vários sectores e em vários locais, a estratégia deverá ser próxima da aqui traçada, até porque é sempre a mesma (rígida e inflexível) pois a limitada inteligência das eminências pardas que habitam nos gabinetes em Lisboa, não lhes permite grandes variações e enquanto vai funcionando...
A primeira fase («preparação do terreno») passa pelo desmantelamento da estrutura directiva, com a extinção do Agrupamento de Escolas do Torrão e a fusão das escolas do Torrão com as de Alcácer, criando um mega agrupamento designado Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcácer do Sal.
A segunda fase, que pode até decorrer em paralelo com a primeira, passa pela transferência de parte dos funcionários das escolas do Torrão para Alcácer do Sal. Uma medida altamente lesiva para eles pois, para além de tudo, ainda terão despesas extra com a deslocação que se estimam em cerca de 200€, valor que terá tendência de subida. A justificação não deixa ainda de ser absolutamente ridícula. Falta de funcionários em Alcácer?! Como se não houvesse lá ninguém que necessita de emprego para terem que ir os do Torrão. Como não devem muito à inteligência medem todos pela mesma bitola: a deles.
E se pensam que a coisa fica por aqui desenganem-se pois a última fase passará por fim inevitávelmente pelo término do ensino básico (?) - com tanta reforma e mudança nem sei o que lhe chamar pelo que manterei as definições do meu tempo - pelo que a escolaridade no Torrão ficará limitada, na melhor das hipóteses, ao ensino primário. Alegarão que não haverá funcionários e auxiliares necessários para o bom funcionamento das escolas e apoio aos alunos (e porquê? Pois...); que tal será insustentável do ponto de vista orçamental; que as condições em Alcácer serão muito melhores; que será bom para os alunos, pois não estarão aqui isolados e a política é combater o isolamento; que em termos de ensino será até melhor e que levará a melhores resultados escolares resultante da motivação, integração e melhoria pedagógica, e blá, blá, blá... blá, blá, blá como é costume.
Resumindo e concluindo, no fim, as crianças da vila do Torrão serão forçadas a sair para a sede do Concelho como se o Torrão de uma aldeia ou monte se tratasse, medida esta que levará a um maior aumento da despesa dos pais com a educação dos seus filhos pois as deslocações não serão de borla bem pelo contrário... tenderão a aumentar ao longo do tempo.
Para quem, como o Senhor Presidente da Junta de Freguesia do Torrão, que acalentava a legítima e louvável ambição de ter no Torrão ensino até ao 12º ano, arrisca-se séria e penosamente a terminar o seu mandato com o ensino no Torrão limitado apenas à 4ª classe e, e... vamos lá a ver se a escola nova que foi inaugurada com tanto orgulho...

E assim vai o Torrão regredindo e tendo cada vez mais caracteristicas próprias de uma aldeia. Uma aldeia grande, mas uma aldeia.
Aguardamos novidades e os próximos tempos ditarão se tivemos razão na nossa análise ou não. Seja como for, aqui houve antecipação e «levantamos a lebre» pode ser que assim, desmascarando o hipotético plano, os responsáveis se retraiam como se tivessem vergonha e alguma coisa os detivesse; e com «patos mudos» e nulidades políticas então ó ó... fazem-se a olho.

Sem comentários: