quarta-feira, setembro 14, 2011

Então não é útil?




É com profunda satisfação e encanto que todos nós pudemos constatar, pelas imagens recolhidas, que finalmente se chegou à conclusão de algo que já tinhamos escrito aqui, aqui e aqui sendo já visível o esboço do que vai ser o já famoso muro de sustentação junto ao pavilhão gimno-desportivo. Parece que depois de muita insistência e muitos alertas e chamadas de atenção por parte do Pedra no Chinelo que finalmente este irá ser uma realidade. Mais uma vez é demonstrada cabalmente a utilidade deste singelo blog.

Não sendo própriamente Engenheiro Cívil, e portanto não tendo as necessárias ferramentas técnicas de que me socorrer, pese embora o facto de eu ser formado o em Física, ciência que conjuntamente com a Matemática e a Química é só a base de qualquer ramo da engenharia, ainda assim arriscaria a dizer que se calhar um simples muro de blocos (embora em fiadas descontinuas e fortalecido por pilares de x em x metros) é capaz de ainda assim ser frágil face ao volume e declive das terras. Eu, só por garantia de qualidade e solidez, faria um muro, entre 1,50m a 1,80m, em betão armado com cerca de 30cm de expessura -aliás, bem que a Ramos Catarino, a empresa encarregue da empreitada do pavilhão e centro escolar, o poderia ter feito. E te-lo-ia feito se tal lhes tivesse sido solicitado - dotado de um sistema de escoamento eficaz.

Queira Deus que este muro não venha a ser suficientemente forte para suster tal volume de terras e venha, se suficientemente pressionado, a colapsar ou a abrir brechas.
Já é qualquer coisa, de facto, e é bem melhor que nada mas a fazer, que se faça algo robusto e de qualidade que dê garantias de solidez.

Sem comentários: